23 dias, 7 cidades, 6 países.

Deus nos presenteou com uma viagem de sonhos verão passado.  O resumo desse sonho de viagem está sendo contado no blog Colagem.


Por que viajar com crianças? Por Mara Azevedo

O quadragésimo oitavo post da série Por que viajar com crianças? é com a Mara Azevedo. 
Diga, Mara:
Sou Mara e tenho duas meninas de 14 e 7 anos, Beatriz e Anabel. Moramos em Portugal há quatro anos e a possibilidade em ter outros países tão “próximos” nos deu essa vontade de nos aventurar em viajar quando possível, pois temos que respeitar o tempo escolar delas.

                                       
1) Por que viajar com os filhos?
Eu acho que viajar com filhos fortalece os laços familiares e dependendo da idade são lembranças eternas para os pais e para as crianças. Além do que me sentiria mal em não compartilhar com elas novas descobertas. Nossas filhas num futuro próximo terão suas próprias aventuras. Fabio e eu queremos ter esse tempo em família e tem sido maravilhoso.

                                       !
2) Como foi a primeira viagem com as crianças?
As meninas tiveram suas primeiras viagens nacionais ao Rio de Janeiro e São Paulo em idades diferentes para os familiares paternos conhecê-las. Na época morávamos em Fortaleza. A Bia viajou pela primeira vez com nove meses e fomos todos. Foi tudo bem! Com a Bel, ela tinha dois anos, fui e voltei sozinha com as duas. Nos encontramos com meu marido no RJ, depois que ele voltou de uma viagem aos EUA. Foi um pouco complicado. A mais nova sentiu dores nos ouvidos devido a diferença de pressão no avião. E a primeira viagem internacional foi quando viemos a Portugal para morarmos. Mas meu marido já estava a nossa espera no país.

                                     
3) Qual foi a viagem mais legal da família?
Foi a do verão passado. Onde viajamos por 23 dias e conhecemos 7 cidades e 6 países. Fomos nós quatro com a avó e a tia bisavó (paterna) das meninas. Fomos os quatro de avião a Londres, depois os seis de Eurostar a Paris, de carro a Genebra, Turim, Mônaco, Nice, Barcelona e voltamos a Portugal. Foi uma viagem especial porque a tia do Fabio estava com 98 anos e embora muito independente, não sabia se viria este ano nos visitar.


4) Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou viajando com crianças?
Quanto à alimentação. Pois minha caçula gosta muito do tempero da comida do pai e temos que procurar algo que se assemelhe ao que ela gosta e quando não acontece, o jeito é infelizmente comer fast food. Mas alternamos bastante. E como a viagem tem dia para terminar, as rotinas voltam ao normal sem problema.


5) Qual é a sua dica número 1 para outras famílias viajantes?
- Levar remédios para as emergências. Quem viaja de avião complica um pouquinho, mas nessa viagem de verão as meninas ficaram bem. Eu que tive uma inflamação na garganta e um pequeno acidente onde machuquei minha mão. Mas comprei medicamentos sem problema em Londres, Nice e Barcelona, os que podem ser comprados sem receita, claro.
- Ter a programação para as crianças; se for só programação para adultos em que elas participem, não dá para nós. Então antes de viajarmos, pesquisamos todas as possibilidades de passeios. Nós pensamos que podemos depois voltarmos e fazermos a “nossa” programação rsrsrsr.
- Explorar a cidade além dos pontos turísticos, tentar se possível conhecer o dia a dia da cidade que você está visitando, como se não fôssemos turistas. Sei que às vezes não dá, mas fizemos isso em Londres e foi muito interessante.


6) Qual será a próxima viagem de vocês?
Resolvemos conhecer um pouco mais de Portugal e Espanha. Vamos ver se o sol ajuda, este ano o verão não está muito quentinho.


Obrigada, Mara! Que máximo a tia do seu marido com 98 anos e ainda viajando assim, quero ser como ela um dia :-)
Se você viaja com os filhos e quer participar dessa série de entrevistas, entre em contato com a Luciana Misura.

Obrigada Lu! Foi um prazer participar.
Beijinhos!


Topo