Contar Histórias para Crianças









Há um bom tempo atrás, fui convidada a apresentar um workshop sobre contação de história para crianças. Foi difícil pois tive que superar meu desconforto ao falar em público, mas passados esses anos todos, para mim, foi uma superação.


Para quem gosta dessa arte, algumas coisinhas  que você deve saber sobre seu público:

Criança de 01 ano

- Tem muita energia, mas se cansa facilmente
- Seu ouvido e visão são sensíveis
- Assusta-se facilmente
- Tem atenção curta ( 01 min - 03 min)
- Tem vocabulário limitado
- Tem imaginação ativa
- Imitativa

Criança de 02 e 03 anos

- Concentração curta mais intensa (03min - 05 min)
- Compreensão limitada
- Fisicamente ativa
- Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as histórias muitas e muitas vezes
- Memória curta
- Reage ao clima emotivo
- Espiritualmente imitadora
- Ainda não sabe brincar bem com outras crianças, prefere brincar sozinha
- A maior parte de sua aprendizagem será feita através de correr, saltar, olhar, etc.

Criança de 04 e 05 anos

- Atenção limitada, mas aumentando (05 min - 10 min)
- Mentalmente perguntadora
- Imaginação muito ativa
- Sente intensamente
- Socialmente amiga
- Espiritualmente confiante
- Começa a relacionar as informações e utilizá-las para resolver problemas
- Capacidade para realizar trabalhos mais complexos (habilidade manual)
- Olhos e ouvidos trabalham tanto que ocorre fadiga visual e auditiva

Criança de 06 anos

- Idade da boa memória e imaginação
- Atenção de 08 min - 20 min e às vezes até mais de acordo com a intensidade de seu interesse
- Gosta muito de história de heróis
- Mentalmente retentora
- Emocionalmente impaciente
- Socialmente camarada
- Mais pronta a cooperar, no entanto atende melhor às sugestões amáveis


"Contar histórias é revelar segredos, é seduzir o ouvinte e convidá-lo a se apaixonar ... pelo livro ... pela história ... pela leitura."


Beijinhos!



5 comentários :

Liliana Nuñez disse...

Mara querida, sabe que lendo teu post, fiquei imaginando meu filho quando tinha estas idades e ele era realmente assim. Eu em compensação, hoje estou como o de 4/5 anos. hehehe.
É a velhice chegando.
Beijinhos
Lili

Mamae no blog disse...

Olá! puxa que esse post é uma ajuda e tanto... ainda passarei por estas fase e já sei para onde posso correr e ter ajuda, valeu!!
beijão Marinha

Bel disse...

Oi, Mara!

Vim agradecer o recadinho-carta tão delicado, e aproveitar para conhecer a minha xará!!!! Minha conexão está caindo toda hora, esta é a 3a vez que escrevo o comentário e ele se perde... Mas eu sou brasileira e não desisto nunca! (risos)

Beijoooo

Bel disse...

Ai que coisinha mais gostosa...
Toda Anabel é linda??? Hahahahaha

Bjooo

Bel disse...

Oiê!
Olha o que escrevi no meu blog pessoal: http://deixoler.wordpress.com/2011/08/12/toda-anabel-linda/

Bjooo

Bel

Topo