Comprando ervas aromáticas

                                       



Minha filha mais nova me pediu uma plantinha pra cuidar e na época junina em Portugal, se vende muito esta erva, é tradicional. Unindo o pedido à utilidade, comprei um vasinho, que se tivesse esperado um pouquinho, teria conseguido um  bem melhor. Mas para a começar nosso jardim aromático, acho que resultou!

Algumas dicas para quem se aventurou a cuidar destas plantinhas -Tomilho, coentro, manjericão, cebolinha e salsa.

1. Tomilho- Perfeito para cozidos. Ao contrário de outras ervas, o sabor continua várias
 horas após o cozimento. Muito utilizado em pratos de carne, peixe, sopas e molhos. Alivia distúrbios intestinais e é utilizada em inflamações da garganta através de gargarejos e em forma de xaropes para tratamentos de tosse e congestão respiratória. Deve  manter-se sob sol pleno ou à meia-luz, em solo bem drenável. As regas devem ser regulares sem encharcamentos. Sobrevive  a curtos períodos de seca.

2. Coentro- Suas folhas são ricas em vitamina C e tem um sabor intenso, que se adora ou detesta (particularmente não gosto rsrsr). Utilizado em sopas, saladas,carne, peixe e marisco. Recomenda-se mastigar as sementes ou as folhas para alívio da indigestão. Faça pequenas regas muitas vezes, sempre que a superfície estiver seca. Planta  de exterior, no interior seu crescimento é mais limitado.

3. Manjericão- Conhecido por basílico. Excelente para a aromatização de sopas,saladas, molhos e massas.Para que não perca o aroma adicione-a ao final da confecção do prato. Quando utilizado em grandes quantidades, funciona como antigripal. Regue apenas quando começar a muchar. Coloque-o num local quente e ensolarado. É muito sensível ao frio. Seu aroma afasta moscas e mosquitos.

4. Cebolinha- Sabor fino e discreto. Ideal para aromatizar omeletes e pratos de queijo, sopas, vinagretes, molhos de iogurte, pratos de peixe e carne, saladas e tortas. Coloque-a somente  na hora de servir o alimento.

5. Salsa- Vai bem com sopas,molhos, carne, peixe e omeletes. Estimulante e diurética, auxilia na digestão. Opte por locais com sol direto.


Aproveite sua horta caseira!


Beijinhos!



Fonte: Revista Saber bem faz bem ! Número 2.

5 comentários :

Katia Bonfadini disse...

Adoro essas ervas aromáticas, Mara! Pena que essas plantinhas não sobrevivem lá em casa! Sou super relapsa e já matei um monte, coitadinhas! Um grande beijo! Suas fotos de Braga estão deslumbrantes!!!! Que vontade de voltar!!!!

Mara Azevedo disse...

Kátia quando quiser terei prazer em recebê-la e ao Marcelo também. Hospedagem garantida. Nosso cantinho é simples, mas tem quarto de hóspedes heheh. Bjs!

Liliana Nuñez disse...

Mara querida, que belo post. É muito gostoso de ler. Sabes escrever como ninguém. Parabéns. Estou sempre voltando aqui.
Beijinhos no coração
Lili

Mara Azevedo disse...

Olá Lili,

Segui seu conselho e falei do que gosto rsrsr Ainda falta aquele post que você me sugeriu! Bjs e melhoras a cada dia.

Massimiliana Beserra disse...

Tentei aqui... mas as formigas e calangos são vegetarianos... detonaram minha horta =(

Topo